WhatsApp sem WhatsApp? Veja como vai funcionar a novidade

whatsapp com selo verificado

Novo recurso vai permitir que usuários iniciem conversas com pessoas que não possuem uma conta dentro da plataforma.

(Imagem: Ahyan Stock Studios / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

A Meta prepara o lançamento de um recurso inédito dentro do WhatsApp: a possibilidade de conversar com pessoas que não possuem o aplicativo.

Hoje, se você acessar aquela aba verde com um “+” no canto inferior direito do app, você encontrará uma lista com todos os seus contatos do celular. Se esse contato tiver uma conta no WhatsApp, você poderá iniciar uma conversa com ele imediatamente. Se não tiver, a plataforma permite apenas que você envie um SMS convidando esse número para entrar na comunidade.

Leia mais

Segundo o site especializado WABetaInfo, a empresa trabalha para que você possa conversar até mesmo com esses contatos que não têm uma conta. O recurso, que recebeu informalmente o nome de “conversas com convidados”, apareceu numa versão beta (de testes) e pode pintar em alguma atualização futura do aplicativo.

A novidade faz parte de um pacote que a plataforma prepara para responder a algumas demandas da União Europeia. O bloco impôs uma série de novas regras às big techs, que deverão dar mais controle aos usuários sobre suas preferências de comunicação. Isso inclui o gerenciamento de chats com terceiros.

Como vai funcionar

  • Para criar e iniciar um bate-papo com um convidado, os usuários do WhatsApp precisam primeiro convidar alguém de seus contatos que não tenha o aplicativo instalado.
  • O destinatário receberá um link direto que, ao ser aberto, dará acesso a um bate-papo com o usuário que mandou a mensagem (como mostra a imagem abaixo).
Imagem: Reprodução/WABetaInfo
  • Os usuários do WhatsApp poderão compartilhar esse link da maneira que preferirem: por mensagem de texto, e-mail ou outras redes sociais.
  • É provável que o convidado acesse o chat por meio de uma interface semelhante ao WhatsApp Web.
  • Isso, porém, ainda não está claro – a empresa deve divulgar as informações quando fizer o anúncio oficial da mudança.
  • Um detalhe importante é que esses chats de convidados operarão inteiramente dentro do próprio ecossistema do WhatsApp.
  • Isso significa mais segurança e privacidade.
  • Hoje, todas as mensagens que você envia pelo Whats são protegidas por criptografia de ponta a ponta.
  • Ou seja, só você e seu interlocutor conhecer o conteúdo da conversa (nem mesmo o WhatsApp sabe).
  • Essa regra deve seguir nas “conversas com convidados”, uma vez que os diálogos ocorrerão dentro do ecossistema da plataforma.
Logo do WhatsApp em um smartphone
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil – Imagem: JarTee/Shutterstock

Algumas limitações

Os chats de convidados terão algumas limitações em comparação aos chats tradicionais. Por exemplo, os usuários não poderão compartilhar arquivos de mídia como fotos, vídeos e GIFs.

Os chats de convidados também não suportarão mensagens de voz ou vídeo, e os usuários não poderão iniciar chamadas de voz ou vídeo dentro dessas conversas.

Outro aspecto importante é que os chats de convidados funcionarão apenas individualmente, portanto, chats em grupo não serão possíveis com este recurso.

Bandeira da União Europeia cercando um martelo de juiz
Várias das mudanças ocorreram por pressão da União Europeia e de sua Lei de Mercados Digitais – Imagem: RaffMaster/Shutterstock

Como dissemos acima, muitos detalhes técnicos sobre o funcionamento dessa novidade só ficarão mais claros quando o WhatsApp anunciar oficialmente o recurso. Não há prazo para isso acontecer.

As informações são do The Verge.


Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.




Fonte ==> Semanário SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *