tudo sobre o buraco negro mais antigo do Universo

buraco-negro-mais-antigo-1920x1080

Um buraco negro de 13,3 bilhões de anos foi confirmado como o mais distante já detectado – Olhar Espacial revela detalhes da descoberta

Conceito artístico da galáxia CAPERS-LRD-z9, mostrando buraco negro central supermassivo envolto em uma nuvem gasosa espessa, que lhe confere o tom avermelhado. Crédito da imagem: Erik Zumalt, Universidade do Texas em Austin.

Compartilhe esta matéria

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, astrônomos confirmaram o buraco negro mais antigo e distante já identificado, que teria surgido cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang.

O monstro cósmico habita o coração de uma galáxia designada CAPERS-LRD-z9, existente quando o Universo tinha apenas 3% da idade atual. Isso significa que o buraco negro e a galáxia têm em torno de 13,3 bilhões de anos, de acordo com o estudo liderado pelo Centro de Fronteira Cósmica da Universidade do Texas, nos EUA. 

Buraco negro tem 300 milhões de vezes mais massa que o Sol

Talvez o mais impressionante neste buraco negro, encontrado graças ao Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, seja o tamanho gigantesco: ele tem cerca de 300 milhões de vezes a massa do Sol, o que equivale à metade de toda a massa estelar da própria galáxia. Um peso tão colossal, tão cedo na história cósmica, desafia as teorias atuais, que não previam crescimento rápido assim.

Buraco negro detectado em galáxia de 13,3 bilhões de anos é confirmado como o mais distante e antigo do Universo. Crédito da imagem: Erik Zumalt, Universidade do Texas em Austin.

Para falar sobre essa incrível descoberta, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8) recebe Ary Martins. Fundador e diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, ele se descreve como “astrônomo e cosmólogo autodidata, professor de guitarra/violão, divulgador científico e filósofo”.

Ary Martins, divulgador científico fundador do grupo astronômico Plêiades do Sul, vai conversar com Marcelo Zurita, no programa Olhar Espacial desta sexta-feira (8), sobre o buraco negro mais antigo do Universo. Crédito: Arquivo Pessoal

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.


Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.






Fonte ==> Semanário SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *