Neto de Fidel ostenta na internet e faz piadas sobre crise em Cuba

Neto de Fidel ostenta na internet e faz piadas sobre crise em Cuba

Com pouco mais de 120 mil seguidores no Instagram, um dos netos do ditador Fidel Castro (1926-2016) se tornou uma das figuras mais comentadas da família nos últimos tempos. Diferentemente do que se possa imaginar, sua fama não está relacionada a um ativismo ideológico como o do avô, mas a vídeos humorísticos publicados em suas redes sociais, que, na realidade, não têm tirado risadas dos cidadãos cubanos e dos “revolucionários” comunistas da ilha.

Em um dos clipes que viralizou nos últimos dias, Sandro Castro aparece dentro de um velho tanque doméstico, usado por cubanos para armazenar água durante os longos períodos de escassez, de onde zomba da situação catastrófica da ilha governada pelo esquerdista Miguel Diáz-Canel, considerado pupilo de Fidel e Raúl Castro.

“Não há piscina melhor do que o tanque do gueto”, diz ele no vídeo, acompanhado de uma bandeira dos Estados Unidos ao fundo, um gesto provocativo que contradiz a retórica oficial do regime cubano de oposição aos Estados Unidos.

Esse é apenas um dos vídeos que ele publicou recentemente em seu perfil no Instagram. O influencer também faz piadas com os constantes apagões e com a falta de alimentos na ilha, alguns dos efeitos da longa crise gerada pela má administração do regime comunista. O tipo de humor usado pelo membro da família Castro evidencia uma completa desconexão com a realidade do país, que está afundado há anos na miséria.

Para uns, o próximo presidente; para outros, uma desfiguração do castrismo

Sandro Castro, de 33 anos, usa o apelido de “Vampirach” nas redes sociais – em referência a um vampiro – um dos personagens que ele “interpreta” na internet. Alguns usuários que apoiam o conteúdo do influencer chegam a chamá-lo de “o próximo presidente” de Cuba nos comentários. Enquanto isso, entre os ativistas pró-regime, o herdeiro da família Castro é considerado uma desfiguração do movimento iniciado pelo avô.

Além das publicações cômicas que ridicularizam o regime e desrespeitam a população da ilha, o neto de Fidel expõe com frequência uma vida de ostentação, com charutos refinados da Habanos, sua Mercedes-Benz e viagens em jatinhos particulares ao lado dos amigos. Em fotos nas redes sociais, o influencer também aparece vestindo roupas de marcas americanas, como a Nike.

Sandro nasceu e cresceu em Cuba. Ele é filho de Rebecca Arteaga e do engenheiro de telecomunicações Alexis Castro Soto del Valle, um dos cinco filhos de Fidel com Dalia Soto del Valle, sua última mulher, com quem viveu uma vida discreta, distante dos holofotes.

Em entrevista ao El País, o professor de história cubana e especialista no processo histórico do castrismo Sergio López Rivero explicou que essa discrição em torno da família Castro é um dos “fios fundamentais que moldam a construção do mito revolucionário em Cuba”.

Segundo o especialista, o objetivo de Fidel e familiares em esconder seus luxos e manter detalhes da vida particular longe da imprensa não era apenas com o fim de proteção, “mas também para dar legitimidade ao regime, construído sobre pressupostos de confiança e certeza”.

De acordo com Rivero, até hoje, poucos cubanos têm conhecimento de como é Punto Cero, um complexo residencial localizado no bairro de Playa, em Havana, onde a família de Fidel reside, incluindo Sandro. Com suas postagens nas redes, ele se tornou o membro da família que deu mais detalhes de como os Castro vivem.



Fonte ==> Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *